
A juíza Maite Oronoz, presidente da Suprema Corte de Porto Rico, destacou a importância da incorporação da perspectiva de gênero para promover a igualdade e prevenir a discriminação com base no gênero.
A juíza fez essa observação ao participar do painel “Perspectiva Interseccional no Poder Judiciário”, ao lado das juízas Martha Díaz Villafaña, presidente da Câmara Cível e Comercial do Tribunal de Apelação de San Francisco de Macorís, e Ángela Russo, do Supremo Tribunal de Justiça do Panamá, no âmbito da realização da Conferência do Poder Judiciário 2024.
Oronoz comentou que é a partir dessa perspectiva que devemos refletir sobre como queremos formar o Poder Judiciário do futuro.
Ele afirmou que essa justiça não pode ser construída sem considerar a inclusão como parte desse acesso ao serviço.
“Acho que, se realmente quisermos fazer a diferença, precisamos criar um sistema inclusivo que atenda às populações e aos grupos que, historicamente, têm sido rejeitados ou excluídos dos serviços que prestamos no Poder Judiciário”.
Ele explicou que o conceito de perspectiva de gênero não é novo, já que surgiu há mais de 50 anos em uma conferência sobre a mulher, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Ele definiu a perspectiva de gênero como uma ferramenta que integra os interesses das mulheres ao conceito de desenvolvimento, a fim de contrabalançar as políticas descritas como neutras.
Ele afirmou que a diversidade como norma “nos ajuda a encarar o direito sob outra perspectiva e de forma mais empática, julgando cada um de acordo com suas circunstâncias”. Ele indicou ainda que o imperativo da igualdade implica que aqueles que administram a justiça desconstruam a forma como o direito tem sido interpretado e aplicado.
Ele promoveu a implementação de políticas públicas no âmbito do Poder Judiciário e se empenhou para que o serviço prestado fosse o mais equitativo possível.
Por sua vez, Martha Díaz Villafaña afirmou que a discriminação por gênero também pode coexistir com outras formas de discriminação com base na origem étnica, condição social, econômica, educacional ou qualquer outra condição específica.
Ele definiu a interseccionalidade como uma garantia para reduzir as barreiras ao acesso à justiça.
Ele informou que o Poder Judiciário dispõe de instrumentos que reconhecem a perspectiva interseccional na prestação da justiça.
“Por isso, desde 2007, contamos com uma Política de Igualdade de Gênero no Poder Judiciário, que posteriormente foi concretizada por meio de um regulamento de funcionamento e de um regulamento de aplicação da referida política”.
Além disso, ele explicou que esses instrumentos ajudarão a reduzir as barreiras ao acesso à justiça, levando em conta as particularidades de diversos grupos.
Ele esclareceu que os poderes judiciários da República Dominicana e de Porto Rico elaboraram um projeto sobre a interseccionalidade de gênero, por ocasião desta edição da Cúpula Judicial Ibero-americana, que reúne os presidentes dos 23 países da região.
Ele afirmou que a nova ordem estabelece que nem o sexo da pessoa nem sua orientação sexual podem ser motivos de exclusão.
Por fim, a juíza Ángela Russo destacou a importância de os poderes judiciais continuarem se reunindo por meio da Cúpula Judicial Ibero-americana para discutir formas de resolver as questões relacionadas ao acesso à justiça e à discriminação de gênero.
Ele lembrou que a Cúpula criou, em 2008, as Cem Regras de Brasília, que constituem um guia para ajudar as pessoas a terem acesso mais fácil à justiça.
“Existe uma aparente neutralidade da lei. Nossas constituições afirmam que todos somos iguais perante a lei, mas, no fundo, isso não é verdade quando se trata da prática; e, como já foi dito aqui, nós, do Poder Judiciário, precisamos da credibilidade dos usuários do sistema”.
